17 janeiro 2024

RELATÓRIO DE GESTÃO 2021/2023

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DELEGADOS E AMIGOS                                    DA CEPA CEPABrasil - CNPJ 07.155.135/0001-75

RELATÓRIO DE GESTÃO DA CEPABrasil 

É com satisfação que apresentamos aos associados(as) o Relatório de Gestão da CEPABrasil referente ao mandato da diretoria executiva do período 2021/2023. Este relatório destaca os principais acontecimentos e realizações destes anos.

O fim de um mandato é sempre um momento de reflexão, avaliação e planejamento para o futuro da CEPABrasil. Acreditamos que podemos continuar a crescer e a servir com um pensamento espírita genuinamente kardecista, progressista, laico e livre pensador. Agradecemos a todos os associados(as)  e amigos(as) da CEPABrasil que contribuíram para o êxito de nossa administração.

Continuaremos comprometidos no próximo biênio, em virtude de nossa reeleição, com os princípios espíritas apresentados por Kardec que tanto nos inspiram ao estudo e ao desenvolvimento da filosofia espírita, sempre em clima de amizade e amor ao conhecimento.

Estamos entusiasmados com o que o futuro nos reserva! Convidamos a todos e todas a participarem ativamente das nossas atividades e projetos nos próximos anos.

 

DIRETORIA EXECUTIVA BIÊNIO 2021/2023

 

Presidente: Ricardo de Morais Nunes

Vice-Presidente: Alcione Moreno

Tesoureira: Elisabete Monson

Secretária: Regina Celi Pedron

Assessor de Comunicação: Néventon Vargas

ANO 2021

Eleição da nova diretoria em 06 de novembro de 2021 para o mandato referente aos anos 2021/2023 

 

ANO 2022

REUNIÕES DE DIRETORIA

 

Foram realizadas 12 reuniões mensais todas as primeiras segundas-feiras de cada mês, sendo que no mês de outubro de 2022, mês do V Encontro Nacional da CEPABrasil, realizamos mais 4 reuniões semanais até a data do evento. Tivemos nesse ano de 2022, portanto, o total de 16 reuniões de diretoria.Foi realizada também um Assembleia Geral Extraordinária para alteração de Estatuto.       

 PALESTRAS ON LINE

 19/02/22:  Lançamento do livro da Coleção Livre Pensar - “Reflexões sobre a ideia de Deus” - Ricardo Nunes e Dante López.

26/03/22:  Lançamento do livro da Coleção Livre Pensar- “Espiritismo, ética e moral” - Jacira Jacinto Silva e Milton Medran.

21/05/22:  Primeiro Encontro entre amigos da CEPA. Participaram os seguintes grupos/coletivos espíritas:

Ø Espiritismo com Kardec-ECK representado por Marcelo Henrique;

Ø Coletivo Girassóis Espíritas pelo bem comum representado por Alex Arrais;

Ø Associação Brasileira Espírita de Direitos Humanos e Cultura de Paz-Abrepaz, representado por Fábio;

Ø Movimento Mundial de Mulheres Espíritas, representado por Sandra Regis;

Ø Associação Brasileira de Pedagogia Espírita, representada por Cláudia Mota.

25/06/22:  Segundo Encontro entre amigos da CEPA. Participaram os seguintes grupos/coletivos espíritas:

Ø Aephus – Associação Espírita de Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais, representada por Sandro Henrique;

Ø Ágora Espírita, representada por Alexandre Júnior;

Ø Instituto de Filosofia Espírita Herculano Pires, representada por Lindemberg Castro;

Ø Cultura Espírita Livre Pensar, representada por Saulo Albach;

Ø Espíritas à Esquerda, representado por Sergio Maurício.

  OBSERVAÇÕES FINAIS PARA O ANO DE 2022:

 No mês de abril de 2022 realizamos vários estudos e debates sobre o projeto do novo estatuto que nos foi legado pela diretoria anterior.  Apoiamos, no mês de abril, o 16º Fórum do Livre Pensar Espírita da Baixada Santista cujo tema foi “O Centro Espírita e a Pandemia”.

No segundo semestre tivemos como realizações principais a estruturação de nosso site, cabendo aqui um agradecimento especial ao associado Matheus Laureano, e, em 15 de outubro de 2022, realizamos uma Assembleia Geral Extraordinária com vistas à alteração de nosso  Estatuto, sendo que nessa assembleia foi aprovado o novo estatuto da CEPABrasil. A seguir, foi providenciado o registro em cartório do novo estatuto.

O grande evento do segundo semestre de 2022 foi a realização do V Encontro Nacional da CEPABrasil, no período de 04 a 06 de novembro, nas dependências do Centro Espírita Allan Kardec, na cidade de Santos.

O tema do V Encontro Nacional da CEPABrasil foi “Espiritismo: Metafísica e questões sociais”, tendo sido apresentados vários trabalhos de pensadores espíritas de diversas regiões do país, os quais foram registrados em um E-book publicado de forma gratuita pela CEPABrasil e disponibilizado em suas redes sociais.

 

ANO 2023

 REUNIÕES DE DIRETORIA

 Foram realizadas 12 reuniões mensais todas primeiras segundas-feiras de cada mês. E uma Assembleia Geral Ordinária com vistas à eleição de nova diretoria.

 PALESTRAS ON LINE

 11/02/23:  “A filosofia Espírita nos contextos da pós-modernidade na era do esvaziamento da metafísica e seus impactos na visão sócio espírita” - Lindenberg Jackson Souza de Castro e “Lei do Progresso: Ainda temos o mundo (reino) a ganhar”, de Arivaldo Teles Montalvão.

20/05/23:  “Contextualizando Kardec do século XIX ao XXI” - Elias Moraes.

29/07/23:  Fundamentos para uma teoria social Espírita”- Luiz Signates.

26/08/23:  “O efeito provável do espiritualismo sobre a condição moral, social e Religiosa”, de Anna Blacwell, tendo sido realizada a live com o tradutor do livro, Luiz Gustavo O. dos Santos.

 OBSERVAÇÕES FINAIS PARA O ANO DE 2023:

 No início do ano de 2023 a diretoria da CEPABrasil aprovou a publicação de uma nota de repúdio aos atos antidemocráticos de 08.01.23 realizados na cidade de Brasília. A referida nota de repúdio foi publicada juntamente com o CPDoc e disponibilizada em nossas redes sociais.

No mês de abril a CEPABrasil apoiou o 17º Fórum Espírita do Livre-Pensar da Baixada Santista, cujo tema central foi Reflexões sobre o amor, tendo como subtemas O amor a partir da filosofia e do espiritismo, A delicada questão do sexo e do amor e O amor nas relações humanas, sendo expositores, respectivamente, Ricardo de Morais Nunes, Alexandre C. Machado e Alcione Moreno.

No mês de outubro a CEPABrasil apoiou o II Fórum do Livre Pensar Espírita da Grande São Paulo, cujo tema central foi “Propostas para o espiritismo futuro: quebra de paradigma - Em busca de uma sociedade mais justa e igualitária”, sendo os expositores do evento Elias Moraes, Luis Signates, Ademar Chioro, Cláudia Jerônimo, Ana Cláudia Laurindo e Sandra Regis.

Destacamos o apoio ao CPDoc - Centro de Pesquisa e Documentação Espírita, com vistas ao lançamento da Coleção Livre Pensar, em formato físico, em comemoração ao aniversário daquela instituição.

Em novembro de 2023 lançamos um “Manifesto pela Paz no conflito Israel/Palestina”, o qual foi disponibilizado em nossas redes sociais.

Finalmente, em 11 de novembro de 2023, às 17 horas, fizemos nossa assembleia de eleição da nova diretoria para o biênio 2024/25, tendo sido eleitos para os cargos de presidente, vice-presidente, secretária e tesoureira, respectivamente, Ricardo Nunes, Alcione Moreno, Regina Pedron e Elisabete Monson, para o conselho fiscal titular, Marissol Castello Branco, Eva Gonçalves de Almeida e Delma Crotti, sendo eleita como conselheira suplente, Rita de Cássia Fernández. Para o referido biênio a diretoria da CEPABrasil terá como Assessor de Comunicação, Néventon Vargas, e como Assessor de Relações com o Movimento Espírita, Salomão Benchaya.

 

PARTICIPAÇÃO DA CEPABrasil EM LIVES  E PALESTRAS PRESENCIAIS  DE OUTRAS INSTITUIÇÕES ESPÍRITAS NO BIÊNIO 2021/2023

 No período do mandato que se encerra os espíritas ligados à CEPABrasil, diretores e associados, participaram de várias palestras online e encontros presenciais a convite de associações espíritas ligadas à CEPA e amigas da CEPA, tanto no Brasil como no exterior.

SOBRE AS CONTAS DA CEPABrasil PERÍODO 2021/2023

 

As contas da CEPAbrasil, devidamente registradas em seus documentos contábeis, foram aprovadas de forma unânime pelo conselho fiscal da instituição e não sofreram qualquer tipo de contestação em assembleia geral, encontrando-se o saldo bancário da CEPABrasil positivo. 

Os Conselheiros Fiscais do período que se encerra foram Homero Ward da Rosa, Marissol Castello Branco e Mauro de Mesquita Spínola, tendo sido suplentes do referido conselho Delma Crotti, Eva Gonçalves de Almeida e Jailson Lima de Mendonça. 

Regina Celi Pedron

Secretária

 

Ricardo de Morais Nunes

Presidente

 

Santos, 31 de dezembro de 2023. 

Nenhum comentário: