
28 fevereiro 2011
DESENCARNA HERMAS CULZONI - EX-PRESIDENTE DA CEPA

27 fevereiro 2011

A audiência com a CEPA Brasil ocorreu no dia 03/02/2011, às 16h no Gabinete do Ministro no Ministério da Saúde, Brasília.
Sandra Regis, como Conselheira Titular do CNS se apresentou juntamente com Glaucio Grijó, do Centro Espírita Allan Kardec, de Santos, atualmente residindo em Brasília. Sandra relata:
Fomos muito bem recebidos pelo Ministro e sua equipe técnica. De posse de alguns dos posicionamentos da CEPA, como o Manifesto em Defesa da Vida, que trata das pesquisas com células-tronco, e o Manifesto em Defesa da Reforma Psiquiátrica por uma Sociedade sem Manicômios, apresentamos a CEPA aos nossos interlocutores, explanando sobre os seus fundamentos, o caráter laico e livre-pensador, humanista e progressista. Este posicionamento causou-lhes surpresa e alguns dos presentes afirmaram desconhecer a existência de um espiritismo com este caráter. Explicamos que representamos uma parte considerável dos espíritas no Brasil, e que temos posicionamentos divergentes do movimento espírita hegemônico liderado pela FEB – Federação Espírita Brasileira.
Esclarecemos ainda que o nosso interesse em relação a estarmos ocupando uma titularidade no CNS, é em praticar o controle social no sentido de participar das decisões importantes que podem proporcionar o bem estar da sociedade e melhorar as condições vida dos brasileiros. E que a CEPA pretende ampliar esta atuação junto à sociedade.
Queremos que o SUS seja 100% real. Queremos que o SUS seja efetivamente para todos e que lá na ponta, o acesso seja ampliado e facilitado, bem como o atendimento seja humano e eficaz.

As eleições ocorreram no último dia 16/02 e, tendo o segmento de usuários retirado sua candidatura, o Ministro foi eleito por aclamação.
Ao término da reunião, fomos solicitados a apoiar e ampliar a divulgação do Combate à Dengue, bem como o Programa Saúde Não Tem Preço, que foi lançado pela manhã deste mesmo dia, no qual a CEPA Brasil também esteve presente.
Este programa foi lançado pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, com a presença da Presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, no dia 03/02/2011, e garante a distribuição totalmente gratuita de medicamentos para hipertensão e diabetes, na farmácias parceiras do AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR.
Para adquirir estes medicamentos, os usuários não precisarão mais apresentar receitas emitidas exclusivamente pelo SUS, e sim de qualquer médico mesmo da rede privada. No entanto, é preciso salientar que a receita será solicitada pois haverá um rígido controle de distribuição.
Encerramos a reunião apresentando todo o nosso apoio ao novo Ministro e sua equipe, afirmando que estaremos juntos na luta e em busca das melhores soluções para todo o povo brasileiro.
Acompanhe as ações do CNS no site
www.conselho.saude.gov.br - veja link na coluna da direita
Assinar:
Postagens (Atom)