17 novembro 2023

MANIFESTO PELA PAZ


Associação Brasileira de Delegados e Amigos da 
CEPA – Associação Espírita Internacional



MANIFESTO PELA PAZ NO CONFLITO ISRAEL/PALESTINA

Nós, espíritas laicos e livre-pensadores, associados e amigos da CEPABrasil, instituição filiada à CEPA- Associação Espírita Internacional, no exercício de nossa liberdade de expressão conferida pela Constituição da República Federativa do Brasil e inspirados nos princípios humanistas da filosofia espírita fundada e codificada por Allan Kardec, manifestamos nosso repúdio ao conflito armado entre israelenses e palestinos, deflagrado, nos últimos dias, na região do Oriente Médio.

Apelamos às partes em conflito e à comunidade internacional para que realizem esforços urgentes por um cessar-fogo imediato e pela volta das negociações diplomáticas. Entendemos que israelenses e palestinos necessitam de uma solução negociada que contemple, de forma justa, o interesse de ambos os povos, e temos claro que, sem boa vontade e renúncias recíprocas na construção dessa solução, a humanidade continuará assistindo o terrível espetáculo de dor e morte que tem atingido, especialmente, a população civil de ambos os povos.

Basta de mortes, destruição e sofrimento! Ainda há tempo de resgatar nossa humanidade perdida em meio à brutalidade desse conflito. É hora de recordar dos nobres valores de reverência à Vida que nos foram legados por grandes mestres da espiritualidade que viveram nessa região do planeta, berço das três maiores religiões monoteístas do mundo: o judaísmo, o cristianismo e o islamismo.

Os palestinos e os israelenses são nossos irmãos em humanidade. Ambos, em suas diferenças, têm muito a contribuir com o desenvolvimento intelectual, moral e cultural de nosso planeta. Mas, para essa finalidade, é necessário que se predisponham a uma convivência respeitosa a partir do reconhecimento recíproco e consensual de suas soberanias político-territoriais.

Que os homens e as mulheres com poder de decisão entre israelenses e palestinos e, também, na comunidade internacional, tenham a coragem de largar as armas e de realizar a paz!

Santos/SP, Brasil, 17 de novembro de 2023


9 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo posicionamento em nome da Paz.
João Régis Conde. Bal. Piçarras/SC.

Anônimo disse...

Apoio Total, parabéns pela iniciativa, nossas vozes além dos pensamentos e orações tem que se transformarem em ações, afinal Mãos Ocupadas são Mãos Felizes.

Sidnei Batista disse...

Finalmente um pronunciamento vigoroso, originado de uma tomada de posição corajosa por este segmento espírita laico e independente. O movimento espírita brasileiro em geral permanece morno ante questões gravíssimas como essa, e a CEPABrasil, como um todo vem abalar as velhas estruturas do comodismo sebastianista que ainda nos contaminam. Parabéns!

Anônimo disse...

Muito obrigado à CEPA BRASIL por se posicionar sobre essa loucura com genocidio contra a população da Palestina.

Anônimo disse...

Apoio incondicional ao posicionamento da CEPABrasil contra um genocídio do povo palestino, que não tem como se defender. Para destruir um grupo terrorista, matam crianças, mulheres e homens inocentes, que em nada compactuam com os terríveis crimes do Hamas. A ação militar de Israel é tão terrorista quanto os atos do Hamas, além do que Israel vem a décadas subjugando os palestinos, matando, torturando e prendendo esse povo. Espiritas, que entendem a proposta de paz e de amor ao próximo, não podem compactuar com uma tentativa clara de limpeza étnica que hoje varre a faixa de gaza e a Cusjordania.

Luiz Gouveia disse...

Importantíssimo este posicionamento do movimento espírita sobre este conflito que expõe de forma contundente a incapacidade de muitos a respeitar uma das premissas importantes para que a felicidade seja alcançada em nosso planeta e que a 20 séculos atrás um dos maiores espírito encarnado na região em conflito, "Jesus, o Nazareno" proclamava o Amor ao próximo como amamos a nós mesmos. Parabéns a Cepa por este pronunciamento.

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa da Associação Espírita Internacional.

Anônimo disse...

Engraçado, eu não vi nenhuma manifestação da CEPABrasil quando o grupo HAMAS invadiu Israel e assassinou milhares de inocentes, desde crianças, adolescentes, idosos, famílias etc. Vocês são muito hipócritas.

Nevo disse...

Aos comentários que contestam a manifestação, argumentando que não houve manifestação da CEPABrasil por ocasião das ações do Hamas, cito o próprio títublo do manifesto: "MANIFESTO PELA PAZ NO CONFLITO ISRAEL/PALESTINA". Ou seja, a CEPABrasil está simplesmente manifestando "repúdio ao conflito armado".
Terrorismos, seja de Estado, seja de Grupos, são igualmente condenáveis!