19 julho 2012

XXI CONGRESSO ESPÍRITA PAN-AMERICANO


Reinaldo Di Lucia terá participação importante na II Mesa Redonda do Congresso.

Segue dinâmica a programação do XXI Congresso Espírita Pan-Americano da Cepa, a realizar-se em setembro, cuja Mesa-Redonda II tratará do temário geral ”A Reencarnação sob a Perspectiva da Atualização do Espiritismo”. Reinaldo Di Lucia, brasileiro, um dos estudiosos que vem somar conhecimento, falará sobre “A Reencarnação sob Perspectiva do Livre-Pensar Espírita”.
Reinaldo é delegado da Confederação Espírita Pan-Americana,CEPA, membro do Centro de Pesquisa e Documentação Espírita- CPDoc e colunista do Jornal Abertura, mantido pelo Instituto Cultural Kardecista de Santos-ICKS, em que trata de assuntos contemporâneos sob a ótica progressista do espiritismo. Desenvolve conferências em Jornadas, Simpósios e Congressos. Sempre voltado a trabalhos e pesquisas, Di Lucia dedica-se à releitura da obra de Allan Kardec, buscando inseri-la na atualidade em visão cultural pós-moderna e pós-cristã, afinada a preceitos laicos e libertadores.
Engenheiro Químico formado pela Faculdade de Engenharia Industrial, FEI, S.Bernardo,SP, é auditor líder de Sistemas de Gestão da Qualidade, Saúde e Segurança, Meio Amiente e Responsabilidade Social. Professor universitário, com Especialização em Qualidade na Fundação Getúlio Vargas, Reinaldo Di Lucia tem formação em MBA Executivo em Gestão Empresarial também pela FGV e pós-graduação em Engenharia de Qualidade pela Faculdade de Engenharia Industrial. É pós-graduado ainda no APG Middle One Amana-Key, uma empresa de consultoria e educação executiva de vanguarda, especializada em inovações radicais nas áreas de gestão, estratégia e liderança de organizações complexas de grande porte do setor empresarial e governamental.

17 julho 2012

MESAS REDONDAS DO XXI CONGRESSO


PROGRAMAÇÃO DAS MESAS REDONDAS E ONFERÊNCIA
DO XXI CONGRESSO ESPÍRITA PAN-AMERICANO

LEMBRETES AOS EXPOSITORES

Caros expositores das mesas redondas do XXI Congresso Espírita Pan-americano.
Araci Negreiros, Félix Vega, Mauro Spínola, Ivonne Limoges, Reinaldo Di Lucia, Jon Aizpúrua, Raul Drubich, Alejandro Ruiz, Milton Medran, Gustavo Molfino.
Segue em anexo a programação das mesas redondas e conferência do Congresso.
Lembramos àqueles que não enviaram ainda um  texto escrito de sua exposição, que pretendemos fazer um CD com todos os trabalhos, razão pela qual solicitamos tal providência o mais breve possível.
Informamos,ainda, que as exposições orais deverão obedecer o prazo máximo de 25 a 30 minutos,com exceção da conferência.
Aqueles que já enviaram o trabalho escrito, por favor desconsiderem esta solicitação de envio do trabalho.
Será  verdadeiramente uma honra contar com todos vocês,um verdadeiro time de craques conhecedores do espiritismo e do espiritualismo.
Um abraço,

Ricardo Nunes
Coordenador da Comissão de Estudos e temário.


PROGRAMAÇÃO  DAS MESAS REDONDAS E CONFERÊNCIA DO
XXI CONGRESSO ESPÍRITA PAN-AMERICANO

TEMA CENTRAL DO CONGRESSO

PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS DA TEORIA ESPÍRITA DA REENCARNAÇÃO

   CONFERÊNCIA PÚBLICA:

“Teoria Espírita da Reencarnação: Consequências éticas e sociais”
Dia e horário: 06/09/12 das 20:00H às 22:00H.
Conferencista: Jon Aizpúrua (Venezuela)
Coordenação da mesa: Dante Lopez (presidente da CEPA) e Alcione Moreno (presidenta da CEPABrasil)

    MESA REDONDA I
As diferentes teorias reencarnacionistas: convergências e singularidades face à teoria espírita”
Dia e horário: 06/09/12 das 09:00H às 11:00H
Coordenação: Salomão Jacob Benchaya (Porto Alegre, Brasil) e Daniel Torres (Guatemala)

Palestrantes:
1-  As teorias reencarnacionistas na cultura oriental: Araci Negreiros Araújo (Brasil)
2-  A reencarnação na cultura ocidental: Félix José Vega Ortega (Venezuela)
3-  A teoria espírita da reencarnação: Mauro de Mesquita Spínola (Brasil)
4-  Los espiritualistas y la reencarnación: Yvonne Crespo Limoges (EUA)
   MESA REDONDA II 

“A reencarnação sob a perspectiva da atualização do espiritismo”
Dia e horário: 07/09/12 das 09:00H às 11:00H

Coordenação: André Luiz e Bezerra Borges (Fortaleza, Brasil) e Yunior Moran (Havana, Cuba)

Palestrantes:
1-   A reencarnação sob a perspectiva do livre pensar espírita: Reinaldo Di Lucia (Brasil)
2- A teoria da reencarnação sob a ótica dos pensadores espíritas: Jon Aizpúrua (Venezuela)
3-   Evidências científicas da reencarnação na atualidade: Raul Drubich (Argentina)

   MESA REDONDA III

“A contribuição da cosmovisão reencarnacionista para o desenvolvimento ético do indivíduo e das coletividades”
Dia e horário: 08/09/12 das 09:00H às 11:00H
Coordenação: Néventon Vargas (João Pessoa, Brasil) e Asunción Morales (Maracay, Venezuela)

Palestrantes:
1-   As implicações psicofisiológicas da reencarnação no plano individual: Alejandro Ruiz (Argentina)
2-   As conseqüências sociológicas da reencarnação: Milton R. Medran  Moreira (Brasil)
3-A reencarnação e o desenvolvimento sustentável do planeta: Gustavo Molfino (Argentina).

15 julho 2012

XXI CONGRESSO ESPÍRITA PAN-AMERICANO


PARTICIPAÇÃO DO VENEZUELANO FELIX ORTEGA NA 1ª MESA REDONDA DO CONGRESSO DE SANTOS


Quarto nome a integrar a composição da mesa-redonda I, no XXI Congresso Espírita Pan-Americano da Cepa, em setembro, o venezuelano Felix José Vega Ortega (foto) vem discorrer sobre "A Reencarnação na Cultura Ocidental", finalizando a rodada de exposições do temário geral- "As diferentes Teorias Reencarnacionistas: Convergências e singularidades Face à Teoria Espírita".    
Venezuelano de Maracaibo, o professor Félix José Vega Ortega é médico veterinário e doutor e mestre em Ciências Veterinárias. Tem sua vida profissional toda ligada à Universidade Central da Venezuela, onde se formou bacharel em 1972. A Pós-Graduação foi realizada na Universidade do Estado de Ohio, em Columbo, nos EUA, de 1979 a 1981.
Entre suas intensas atividades, realizadas junto à Faculdade de Ciências Veterinárias da Universidade Central da Venezuela, destacam-se: diretor do Instituto de Medicina Veterinária e Cirurgia; e membro do Conselho da faculdade, na qualidade de diretor do instituto. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária; professor na cadeira de Fisiologia do Animal, secretário de Finanças da Escola de Doutores Veterinários do Estado de Aragua; chefe do Departamento de Ciências Fisiológicas e representante do Professorado, frente ao Conselho da Faculdade;
Em sua trajetória profissional, recebeu as Menções Honrosas: “Ordem José María Vargas", da Universidade Central da Venezuela (1994); medalha de “Honra ao Mérito”, da Faculdade de Ciências Veterinárias, da Universidade Central de Venezuela (1998). Membro do programa “Eu estimulo o investigador”, do Vice-Reitorado Acadêmico da Universidade Central da Venezuela e do Conselho de Desenvolvimento Científico e Humanistico. Reconhecimento como “Professor Emérito, nivel III, por parte da Comissão Nacional do Sistema para o Reconhecimento de Méritos aos Professores das Universidades Nacionais.
Participou da Escola de Doutores Veterinários do Estado de Aragua; Sociedade Venezuelana de Ciências Fisiológicas; Associação Venezuelana para o avanço da Ciência; Associação dos Alunos da Universidade do Estado de Ohio.
O professor Felix Vega escreveu diversos trabalhos científicos, apresentados em atas, congressos e jornadas científicas. É membro ativo e qualificado do Movimento de Cultura Espírita CIMA, da Venezuela.