09 junho 2012

CONSELHO EXECUTIVO DA CEPA REUNIU-SE EM RAFAELA AR.


Com a presença de cerca de 150 pessoas, a Sociedad Espiritismo Verdadero, de Rafaela, Argentina, sediou, dias 25 e 26 de maio último, o II Encuentro de CEPA en Argentina. Concebido para ser um fórum de estudos e de atualização do espiritismo, nos mesmos moldes do Simpósio Brasileiro do Pensamento Espírita, realizado de dois em dois anos, em Santos/SP, o Encontro serviu também para reunir o Conselho Executivo da Confederação Espírita Pan-Americana. Na reunião foram discutidos temas alusivos à organização do XXI Congresso Espírita Pan-Americano (Santos/SP, 5 a 9 de setembro/2012) e adiantados projetos relativos à próxima gestão da CEPA, a se iniciar no Congresso. O presidente Dante López (foto), com ampla aprovação dos demais conselheiros, propôs a elaboração de um Plano Estratégico para a próxima gestão, que já começou a receber aportes de diversos companheiros.
A reunião do Conselho Executivo, realizada no dia 25 de maio, teve a presença dos seguintes conselheiros Dante López, Gustavo Molfino, Hugo Beascochea, Mónica Molfino, Claudio Drubich, Raúl Drubich, Ademar Chioro dos Reis, Milton Medran Moreira e Hugo Zlauvinen. Também participaram, pelo sistema de video-conferência, via Skype, diretamente do Brasil, os conselheiros Mauro Espínola, Jacira Jacintho da Silva, Neventon Vargas e Alcione Moreno.

Ademar: Trabalhos para o Congresso superam expectativa.
O vice-presidente da CEPA, Ademar Arthur Chioro dos Reis (foto), que preside a Comissão Organizadora do Congresso de Santos fez amplo relato dos preparativos para o evento (foto). Salientou a excelente resposta obtida a partir de convites endereçados a espíritas do mundo inteiro para a participação no Fórum de Temas Livres, um espaço que abrirá oportunidade para teses inteiramente livres a serem debatidas. Na ocasião, a Comissão Organizadora já havia recebido 43 trabalhos provindos de diferentes países, como Argentina, Brasil, Venezuela, Cuba, Estados Unidos e Espanha. A programação oficial da CEPA versará sobre “Perspectivas Contemporâneas da Teoria Espírita da Reencarnação” e contará com a participação de pensadores espíritas especialmente convidados pela Comissão Organizadora. Uma única conferência pública, a cargo do venezuelano Jon Aizpúrua, está prevista na programação. Os demais espaços, todos eles, serão ocupados por mesas redondas, trabalhos livres e oficinas, com oportunidade de debates entre os inscritos para o Congresso.
Espíritas que estiveram presentes ao Encontro de Rafaela estimam a participação de uma delegação de cerca de 60 argentinos ao Congresso de Santos.