10 julho 2011

5º FÓRUM DO LIVRE PENSAR ESPÍRITA

5º Fórum do Livre Pensar Espírita
Da abertura ao encerramento:
cultura,conhecimento
e confraternização

Com magnífica apresentação da Orquestra Filarmônica do Ceará, seguida de conferência do Prof. Moacir Costa de Araújo Lima (Porto Alegre/RS), sobre “Reencarnação – Lei Natural para a Espiritualização da Humanidade”, tema central do encontro, foi aberto, na noite de 24/6 último, o V Fórum do Livre Pensar Espírita, com a presença de cerca de 300 pessoas, no auditório do InstitutoFederal de Educação, em Fortaleza, CE.
Presentes, entre outras lideranças espíritas locais e nacionais, as presidentas, respectivamente, da CEPABrasil, Alcione Moreno, e da União das Sociedades Espíritas do Ceará,  Maria do Socorro Rocha. A Confederação Espírita Pan-Americana foi representada por seu vice-presidente Ademar Arthur Chioro dos Reis e o ex-presidente Milton R. Medran Moreira, que compuseram a mesa de abertura, juntamente com o presidente da Federação Espírita do Estado do Ceará, Luciano Klein Filho.

Durante os dois dias seguintes, atuaram como painelistas e debatedores, abordando aspectos científicos, filosóficos, sociais, religiosos e éticos da reencarnação, os pensadores espíritas: Milton Medran Moreira (Porto Alegre/RS), Homero Ward da Rosa (Pelotas/RS), Ademar Arthur Chioro dos Reis (Santos/SP), Alcione Moreno (São Paulo/SP), Marcelo Henrique Pereira (São José/SC), Matheus Laureano (João Pessoa/ PB), Néventon Vargas (João Pessoa/PB), Rui Paulo Nazário de Oliveira (Porto Alegre/RS) e Cléber Mascarenhas (Fortaleza, CE). O auditório interagiu com os expositores, com perguntas e interessantes debates.
Receberam certificado de novos delegados especiais da CEPA, em suas regiões: Maria do Socorro Rocha (Fortaleza) e Matheus Laureano (João Pessoa).
          Ao final, André Luiz Borges,  coordenador do Fórum, emocionado, agradeceu a presença das várias delegações de diferentes partes do Brasil e também de Portugal, nas pessoas de Renet Borges e Camila, da Associação Espírita Fernando de Lacerda, daquele país.
Uma ampla reportagem do V Fórum do Livre Pensar Espírita pode ser acessada no blog www.useece.blogspot.com .

Alguns flagrantes do encontro:


Apartir da esq.: André Borges (Delegado da CEPA Ceará e Coordenador Geral do 5º Fórum), Alcione Moreno (Presidenta da CEPABrasil), Luciano Klein (Presidente da FEEC), Socorro Rocha (Presidenta da USEECE), Ademar Chioro (Vice-Presidente da CEPA), Marlon Jefferson (Superintendente da Polícia Federal e Venerável Mestre da Grande Oriente Ceará), Milton Medran (Painelista) e Orlando Borges (Assessor federativo da USEECE)




























Texto extraído do boletim América Espírita de julho/2011