29 janeiro 2011

"ESPIRITISMO LAICO" DE DAVID GROSSVATER NO SITE PENSE- PENSAMENTO SOCIAL ESPÍRITA


Apresentação de Eugenio Lara do livro de Grossvater
disponível no site  www.viasantos.com/pense

Esta rara obra em edição digital que o PENSE - Pensamento Social Espírita tem a honra de oferecer aos estudiosos espíritas e não-espíritas, foi lançada em abril de 1966 pelo grande líder e escritor espírita da Venezuela, David Grossvater.
Nascido em Cracóvia, na Polônia, em 16 de outubro de 1911, Grossvater emigrou para o Brasil na adolescência. Morou em Porto Alegre-RS, onde tomou contato com o Espiritismo, tendo frequentado centros espíritas daquela cidade. De origem judaica, sua família foi executada pelos alemães em um campo de concentração nazista.
Ao ter idade para servir o exército, transferiu-se para a Venezuela, em 1930. Seu irmão havia falsificado sua documentação para que fosse identificado como cidadão brasileiro. Fixou residência em Maracay, capital do estado de Aragua, região central de Venezuela, cidade onde viveu até o fim de sua existência.
Na Venezuela, tomou contato com o movimento espiritualista criado pelo intelectual e escritor espírita espanhol Joaquín Trincado Mateo (1866-1935), radicado em Buenos Aires, Argentina. De origem basca, nascido em Cintruén (província de Navarra), Trincado era eletricista e fundou, em 1911, em Buenos Aires, a Escola Magnético-Espiritual da Comuna Universal – Escuela de Pedagogía Racional, Filosofia y Metafísica, um movimento eclético, que mistura ideais anarquistas e libertários com o zoroastrismo, esoterismo, cabala e Kardecismo. Posteriormente, esse movimento espiritualista transladou-se da Argentina para o México, onde possui grande número de adeptos.
Assim como o revolucionário nicaraguense Augusto César Sandino, Grossvater se aproximou do chamado Trincadismo, mas logo rompeu com este singular movimento espiritualista por discordar de suas teorias sobre a origem do homem e do espírito. Entusiasmou-se com a obra Evolução em Dois Mundos, do espírito André Luiz, psicografada pelo médium mineiro Chico Xavier (1910-2002) e com A Grande Síntese, a principal obra do filósofo espiritualista italiano Pietro Ubaldi (1886-1972).
Em função da discordância com as ideias de Joaquín Trincado e a rejeição à feição cristã imprimida por Allan Kardec em sua obra, Grossvater desenvolveu uma forma peculiar de ver a Doutrina Espírita, que denominou de Espiritismo Laico, em contraposição ao Espiritismo Cristão e ao Espiritismo Trincadista. Em seu pensamento, pode-se notar a marcante influência das ideias do cientista espírita francês Gabriel Delanne (1857-1926), da Metapsíquica, de André Luiz/Chico Xavier e de Pietro Ubaldi.
Grossvater começou a frequentar, em 1938, na cidade de Maracay, um centro espírita fundado pelo radiotelegrafista de aviões, Renato Gutiérrez Romero. Com o tempo, sua liderança e espírito empreendedor se fizeram notar pelo movimento espírita daquela região.
Em 20 de maio de 1958, em Maracay, David Grossvater fundou o CIMA - Centro de Investigaciones Metapsíquicas y Afines, ladeado por expressivas lideranças espíritas venezuelanas como Manuel Massó, David Webel, José Heriberto Blanco, Pedro Martínez Ibarra, Jesús María Blanco, Pedro Stagno, Blanca de Grossvater, José Zubero, Luis Rivero, Olga de Rivero e Jorge Pacheco. A partir de 1980, sob a liderança de seu amigo e companheiro, Jon Aizpúrua, passou a se denominar Movimento de Cultura Espírita – CIMA.
Grossvater influenciou várias lideranças espíritas da Venezuela e outros países da América Latina. O movimento laico, criado por ele, que chamava de evolucionismo anticriacionista, atravessou fronteiras. Assim como o grande espírita cubano Soto Paz Basulto (1889-1943), deixou a marca de uma visão laica e livre-pensadora em sua obra, no pujante movimento espírita que fundou e liderou por muitos anos.
Em uma das palestras de Grossvater no CIMA, o futuro presidente da Confederação Espírita Pan-Americana (CEPA) e escritor espírita, Jon Aizpúrua, na plateia, então adolescente, ateu e bastante influenciado pelo marxismo, aceitou o desafio proposto pelo palestrante em ler e debater com ele O Livro dos Espíritos, a principal obra do fundador do Espiritismo, Allan Kardec: nunca mais parou de estudá-la. Sua iniciação espírita começou a partir deste episódio. Aizpúrua herdou o legado de Grossvater e assumiu a liderança do CIMA, no entanto, com uma visão mais kardecista do que a de seu mestre, sem todavia romper com a concepção laica, filosófico-científica e livre-pensadora, marcas registradas do movimento criado por Grossvater.
A síntese de seu pensamento se encontra nesta obra, Espiritismo Laico, muito combatida e pouco lida. Nela podemos vislumbrar o poder de suas profundas reflexões e do confronto do pensamento espírita com outras áreas do conhecimento, especialmente a biologia, a psicologia e a metapsíquica. De valor histórico inestimável e, apesar de datado em muitos aspectos, este livro, há muito tempo esgotado, influenciou o chamado movimento laico no Brasil, nos anos 1960, especialmente o Movimento Universitário Espírita (MUE) e vários espíritas brasileiros.
Além de Espiritismo Laico, Grossvater escreveu Por los Fueros del Espíritu (1954), Investigaciones Sobre Psicología del Espíritu (1955), Psicología del Espíritu (1961), Gnoseología Espiritista (1961), Razonamientos Espiritistas (1961), todas publicadas pela Editorial Kier, de Buenos Aires, Argentina.
Também traduziu varias obras de autores espíritas brasileiros, dentre elas: A Teoria Corpuscular do Espírito, de Hernani Guimarães Andrade, Evolução em Dois Mundos, Mecanismos da Mediunidade e Nos Domínios da Mediunidade, psicografadas por Chico Xavier, de autoria do espírito André Luiz e A Grande Síntese, de Pietro Ubaldi. David Grossvater desencarnou em Maracay, no dia 18 de maio de 1974, aos 63 anos.

28 janeiro 2011

NOTÍCIAS DO CONSELHO SUPREMO NACIONAL ESPIRITA DE CUBA

Para conhecimento de todos, reproduzimos abaixo a correspondência (e-mail) enviada pelo presidente do CSNEC ao CCEPA.

¡Hermanos de CEPA! Mucho nos han alegrado las noticias que sistemáticamente nos han hecho llegar, las que han sido objeto de divulgación en las sesiones de trabajo del Consejo Supremo Nacional Espiritista de Cuba (CSNEC) ? Asociación Casa de los Espiritistas y hemos divulgado entre los Centros y Sociedades del País. En el presente nos preparamos con vista al Congreso Nacional Espiritista que tendrá como sede la hermosa Ciudad de Bayamo, rica por la tradición de cultura e historia nacional y por ser uno de los principales baluartes de la práctica espiritista en el país. La reunión se desarrollará en el próximo mes de abril; pero antes en febrero tenemos un suceso que llena de júbilo a todos los Espiritistas Cubanos, este hecho está relacionado con la reposición del Busto de Allan Kardec en lugar público, este busto tiene una historia que se remonta a 1957, cuando en ocasión del entenario del Libro de los Espíritus fuera develado en el parque La Pera, en la capital habanera bajo auspicio de la Federación Espiritista de Cuba y en atención a la iniciativa de la Sociedad Espiritista ¨ Enrique Carbonell ¨.

Tras años de custodia compartida entre el Consejo Supremo Nacional Espiritista de Cuba y el Historiador de la Ciudad, Dr. Eusebio Leal Spengler, contando con el apoyo de las Autoridades del Gobierno Cubano, ha sido encontrado el sitio adecuado para su reposición y exposición permanente al público cubano en general, a los que visiten nuestro país y así lo deseen, sin que medie actividad de lucro alguna, por mínima que pudiera ser.

El fin perseguido por los espiritistas de hoy, abrigados en el Consejo Supremo Nacional Espiritista de Cuba, de los Centros y Sociedades a su abrigo y en representación de todas las aspiraciones de los pasados y presentes espiritistas es el sentimiento de que Allan Kardec es patrimonio de la Humanidad y como tal, el mejor territorio es La Habana Vieja, municipio que alberga el Centro Histórico de la Ciudad, declarado Patrimonio Cultural de la Humanidad por la UNESCO en los años 80.

Así hermanos de CEPA, trabajamos para rendir homenaje a Allan Kardec, el próximo 6 de febrero a las 10.00 am, en el parque que custodiará por siempre, su presencia entre nosotros. Les solicitamos apoyo en la divulgación de este acontecimiento feliz.

Nota: Comenzamos a considerar la posibilidad de estar presentes en el Congreso del año 2012, esto lo trataremos más adelante.

Atentamente, reciban una abrazo fraternal de los Hermanos Cubanos,

Alfredo Durán Arias.
Presidente. CSNEC.

27 janeiro 2011

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESPIRITISMO EM ABRIL

De Dévora Viña Carrascoso,na foto, presidente da Asociación Internacional para el Progreso del Espiritismo, AIPE, recebemos:

Queridos amigos, desde la Asociación Internacional para el Progreso del Espiritismo (A.I.P.E.) tenemos el gusto de invitarles a participar en nuestro I Congreso Internacional de Espiritismo, que tendrá lugar los días 29, 30 de abril y 01 de mayo de 2011 en la ciudad de Salou (Tarragona).
Adjuntamos programa y animamos a realizar vuestras reservas antes de final de año, es importante para no quedarse sin plaza, como podréis comprobar contaremos con un importante número de conferenciantes internacionales que tendremos la oportunidad de escuchar esos días, disfrutaremos de un ambiente cordial, familiar y cercano.
Esperamos que el programa sea de vuestro agrado, un fuerte abrazo”.


A programação pode ser conhecida no site da AIPE, ornganizadora do Congresso:  ww.progresoespiritismo.org. 

Com o tema central “Contribución del Espiritismo para el Progreso  de la Humanidad”, já estão confirmadas as participações dos seguintes expositores: Mauro Barreto Rodrigues (La Palma – Espanha), David Santamaría (Barcelona, Espanha), José Carlos Miranda Lucas (Caldas da Rainha, Portugal), Moacir Costa de Araújo Lima (Porto Alegre, Brasil) Dévora Viña Carrascoso (Presidente de AIPE – Espanha),  Jacques Peccatte (Nancy, França), Esteban Pérez López (La Palma – Espanha), David Estany Prim, (Tárrega, Espanha), Dolores Martinez e Manuel Soñer (Tarragona, Espanha), Marcelo Molfino (Rafaela, Argentina) e Dante López (Presidente de CEPA, Argentina).

Maiores informações sobre inscrições, alojamento, valores e formas de pagamento, através do e-mail: progresoespiritismo@hotmail.com   
ou telefone 676.15.28.03 (com Dévora)

24 janeiro 2011

JACI POR DANTE LÓPEZ


Em carta dirigida aos familiares de Jaci Regis (na foto)e ao ICKS, no dia da desencarnação de seu fundador (13/12/2010), o presidente da CEPA, Dante López, expressou seus sentimentos pessoais e da instituição que preside.
Sobre a personalidade de Jaci, destaca Dante “Se va de este plano un hombre singular, que supo enfrentar con valentía una lucha desigual por tratar de hacerle ver al mundo que su querido Espiritismo estaba siendo distorsionado por una visión que lo desmerece en su esencia. Pero los grandes hombres como él no cesan de luchar por no estar presentes, además su obra lo sucede, allí quedan sus escritos y sus libros, sus conferencias y sus cartas, vivos testimonios de su pensamiento avanzado y de su capacidad filosófica”.
O presidente da CEPA destacou em sua carta a falta que sentirão os cepeanos da presença sempre destacada de Jaci em seus eventos. Para Dante “Los Congresos de la CEPA extrañarán su presencia física, los eventos de CEPABrasil sentirán que falta su palabra y su presencia, pero nunca lo olvidaremos, Jaci es de aquellos privilegiados hombres de los que se puede decir que han podido cambiar el mundo, porque cuando alguien lo conocía o lo leía, algo cambiaba, una luz se encendía”.
Recordando seu último encontro com Jaci, no II Encontro Nacional da CEPABrasil, em Bento Gonçalves (setembro/2010), Dante deu este testemunho: “Tuve el privilegio de discutir con él, pero también de expresarle el enorme afecto que me despertaba y la última vez que lo ví en Bento Gonçalves le dí un abrazo que todavía recuerdo y que hago extensivo en este momento a toda su familia y amigos”.
 
Kaio preside a ASSEPE/João Pessoa
No último dia 23 de outubro de 2010 realizaram-se eleições na ASSEPE – Associação de Estudos e Pesquisas Espíritas de João Pessoa, visando renovar a administração para o biênio 2011-2012.  Foram eleitos o psicólogo Geylson Kaio Ferreira Celso de Lima e o advogadoJúlio César Lima de Farias para presidente e vice-presidente, respectivamente. Na oportunidade, também foi eleito o Conselho Fiscal, que será composto por Geci Camargo VargasJosé Carlos Almeida Patrício Júnior eFlaviano Silva.
A posse será em Assembleia Geral Ordinária a ser convocada para a primeira quinzena do mês de fevereiro de 2011, quando também haverá a prestação de contas do exercício anterior e posse dos demais membros do Conselho Administrativo, cuja composição será definida oportunamente pelos dirigentes eleitos, ad referendum da Assembleia Geral.
A ASSEPE vem se destacando como importante núcleo de difusão das ideias da CEPA na região do Nordeste brasileiro. No ano que findou, promoveu o IV Fórum do Livre Pensar Espírita (12 a 14 de novembro), com o tema “A construção da identidade espírita: de Kardec aos dias atuais”, no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba
Na foto, Kaio (D) e Júlio, novos dirigentes da ASSEPE

DEPOIS DELE, O ESPIRITISMO NUNCA MAIS SERÁ O MESMO

Jaci Regis 1932/2010

Alguns dados biográficos
Em 13.12.2010, aos 78 anos de idade, desencarnou, na cidade de Santos/SP, Jaci Regis, um dos mais fecundos e polêmicos pensadores da história do espiritismo no Brasil e no mundo.
Alguns dados biográficos
Nascido em Florianópolis, SC, em 30/10/1932, Jaci Regis viveu na cidade de Santos/SP, desde 1947. Economista, jornalista e psicólogo, trabalhou por 30 anos, até aposentar-se, na Petrobrás. No movimento espírita, desde a década de 40, integrou-se ao segmento jovem, liderando a Mocidade Espírita Estudantes da Verdade – MEEV - ainda hoje existente - do Centro Espírita Allan Kardec (CEAK), de Santos.
Aliando, com igual denodo e combatividade, sua condição de pensador e estudioso do espiritismo com a de batalhador das causas sociais, assumiu, ainda na década de 60, a direção da Comunidade Assistencial Espírita Lar Veneranda, modelar instituição que atende crianças e mães e que foi por ele presidida por 32 anos.
Jaci Regis foi um dos fundadores da União Municipal Espírita de Santos e, nessa condição, dirigiu, por 23 anos, o jornal “Espiritismo e Unificação”. Na década de 80, liderou históricas divergências com o segmento evangélico do espiritismo e intensificou seu trabalho em prol do que chamou de “espiritização”, em confronto com o que o movimento espírita habitualmente denomina de “evangelização”. O jornal “Abertura”, por ele fundado em 1987 e do qual foi diretor e editor até seu falecimento, tornou-se o mais importante porta-voz do segmento livre-pensador, progressista e não-religioso do espiritismo. Criou, em 1989, o Simpósio Nacional do Pensamento Espírita, depois chamado de Simpósio Brasileiro do Pensamento Espírita, realizado de dois em dois anos. Em 1999 funda o ICKS-Instituto Cultural Kardecista de Santos."
  Escritor fecundo, publicou dezenas de obras, entre as quais “Amor, Casamento e Família”, “A Mulher na Dimensão Espírita”, “Uma Nova Visão de Homem e de Mundo” e “Introdução à Doutrina Kardecista”.
Casado com Palmyra Regis, havia mais de 50 anos, deixou 6 filhos, muitos netos e uma bisneta. A maioria de seus familiares está intimamente vinculada ao espiritismo, seguindo-lhe as ideias e contribuindo com suas iniciativas.

Uma personalidade marcante
Em biografia publicada no site “Espiritnet”, há alguns anos, Ademar Arthur Chioro dos Reis, vice-presidente da CEPA, qualifica-o como “uma das personalidades mais marcantes do Espiritismo, um homem que conseguiu questionar e abalar as estruturas do movimento espírita oficial, introduzindo a crítica fundamentada numa obra profunda, contundente, consistente, contra-hegemônica e, portanto, profundamente polêmica”.
Na página final deste periódico, publicamos os trechos principais do último discurso por ele pronunciado em evento da CEPABrasil, em Bento Gonçalves/RS. Ali, Jaci sintetiza o pensamento que sustentou nos últimos anos de sua vida: a necessidade de desvincular o espiritismo das estruturas cristãs, dando lugar ao “Espiritismo pós-cristão” que inaugura a “Ciência da Alma”.

Matéria publicada na 1ª página do jornal Opinião de Jan/fev de 2011.
Para mais informações veja o blog  http://ccepa-opiniao.blogspot.com

A PRESENÇA DE AIZPÚRUA (E DO ESPIRITISMO) NA ARGENTINA


A programação desenvolvida pelo Museu Roca – Instituto de Investigaciones Históricas – de Buenos Aires, objeto de reportagem em nossa edição anterior, levou à Argentina o ex-presidente da CEPAJon Aizpúrua, em novembro passado. Naquele evento, denominado “El Espiritismo en la voz de los espiritistas”, o escritor e conferencista venezuelano teve destacada participação com duas conferências ligadas a temas históricos do espiritismo argentino: “El legado vivo de Porteiro”, sobre a vida e a obra de Manuel Porteiro, criador da sociologia espírita, e “El Espiritismo Argentino en América”, abordando a influência de pensadores espíritas daquele país na formação do pensamento e do movimento espíritas no continente americano.
No Teatro Laserre, da cidade de Rafaela, Província de Santa Fé, Aizpúrua pronunciou conferência sobre o tema “Valores para la Felicidad”, na noite de 23 de novembro. Posteriormente, visitou a cidade de Santa Rosa de la Pampa, onde fez mais duas conferências, promovidas pelas Sociedades Espíritas “Luz de la Pampa” e “La Esperanza del Porvenir”.
Na foto, o ex-presidente da CEPA, Jon Aizpúrua.
Matéria extraida do Jornal América Espírita de jan/fev de 2011.