01 dezembro 2012

MENSAGEM DE FIM DE ANO



CEPABrasil NO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE


Relatório sobre as Eleições do CNS
para o próximo triênio (2012 / 2015).
 
 CEPA BRASIL mantém a titularidade por mais três anos no CNS – Conselho Nacional de Saúde
 
No último dia 27/11, foram realizadas, em Brasília, as eleições das entidades que farão parte do CNS nos próximos 3 anos, iniciando o mandato em janeiro de 2013 até dezembro de 2015.
      A CEPABrasil apresentou documentação e foi devidamente habilitada para concorrer à vaga de titular, tendo assim direito à 1ª e 2ª Suplência.
      Após dois dias de reuniões, o segmento dos USUÁRIOS conseguiu chegar a um consenso, sem que houvesse a necessidade de votação. Desta forma, 24 entidades foram eleitas, acomodando outras 48 nas suplências.

Veja quadro final das entidades titulares eleitas, divulgada na página do CNS.


  Sandra Regis – Titular CEPA BRASIL, ao lado de José Araújo da Pastoral da Pessoa Idosa (2º suplente) e Sebastião Venâncio da Pastoral da Saúde (1º suplente)
 
 A CEPA Brasil, em acordo com as demais entidades religiosas, manteve a estrutura anterior, assumindo a titularidade e agregando a Pastoral da Saúde Nacional na 1ª suplência e a Pastoral da Pessoa Idosa na 2ª suplência. Composição essa que deu certo no triênio anterior, uma vez que houve perfeita harmonia no rodízio para que as três entidades pudessem participar das reuniões ordinárias e outros eventos vinculados ao CNS. Esta harmonia foi amplamente elogiada pelas entidades representativas dos usuários e o modelo foi copiado por muitas delas para este novo mandato.

Não poderia ser diferente, uma vez que a CEPA prega a alteridade e esta tem sido nossa postura no relacionamento com os representantes das Pastorais e da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que ficou com a outra vaga deste subsegmento.

A posse dos novos conselheiros será no dia 13/12/2012. Também estamos mantendo a coordenação da Comissão de Saúde Mental (CISM) e a participação de Néventon Vargas, na Comissão de Comunicação. Quem sabe conseguimos ampliar esta participação nos próximos 3 anos?

Assim, seguimos trabalhando no controle social e fomentando a participação cidadã entre os espíritas laicos, livre-pensadores, humanistas, da CEPA no Brasil.

 Obrigada!

Sandra Regis

CEPABrasil / CNS / CIMS