20 outubro 2023

O PODER DO PENSAMENTO

 Delma Crotti*

            Assunto recorrente, tanto na literatura espírita quanto nas de outras orientações espiritualistas ou religiosas e de auto ajuda, o poder do pensamento tem sido estudado cientificamente em campos como da neurociência (ramo da biologia), que é o estudo científico do sistema nervoso, e nos informa que todas as nossas atividades começam no cérebro. Que ele é plástico e vive em constante mudança; sempre pronto para adotar novos hábitos ou eliminar os antigos. Isto é chamado de Neuroplasticidade ou plasticidade cerebral – característica que o torna flexível e mutável. Essa característica permite que ele se recupere e se reorganize em casos de traumas, fortes emoções, perdas e conquistas, mudanças comportamentais, necessidades pessoais etc.

A neuroplasticidade se dá principalmente na infância, fase em que se adquire novos conhecimentos e comportamentos sociais de forma constante. É por meio dela que as crianças aprendem, recordam, não só dos fatores biológicos, como caminhar e falar, mas também dos fatores sociais, como convivência com outras pessoas, percepção de emoções etc. Mas também ocorre na fase adulta, permitindo que os indivíduos se adaptem às suas necessidades. É um processo diário e natural do corpo humano. (blog-online.pucrs.br).

Existe também um estudo para alcançar um nível de interação entre o cérebro e um computador. Pesquisadores da Universidade de Helsinque - Finlândia, utilizaram inteligência artificial para criar um sistema que transforma sinais emitidos pelo cérebro em imagens que são representações do que o usuário está pensando. Os resultados preliminares da ciração foram publicados em setembro/2020 no Scientific Reports (olhardigital.com.br pensamentos em imagens Luiz Nogueira 29/09/2020).

Ernesto Bozzano (1862-1943), filósofo italiano, respeitável escritor espírita, em sua obra Pensamento e Vontade, diz que o pensamento e a vontade são forças plásticas e organizadoras elaboradas pelo espírito; o cérebro executa apenas os comandos da mente. Todos temos energia que obedece à nossa vontade e ao nosso potencial imaginativo, podendo influenciar outras criaturas e ambientes distantes. São criações intelectuais e não físicas.

Então existe um link, uma conexão entre a mente (atributo do espírito) e o cérebro (organismo físico). Quem faz essa ligação é o perispírito - liame entre o espírito e a matéria.

Vimos mais acima que o cérebro está sempre pronto a adotar novos hábitos e pensamentos. Mas quem elabora e plasma o pensamento imprimindo-lhe a vontade é o espírito.

Em seu livro, Bozzano informa que o espírito pensa ideias: sua mente mobiliza material plástico dando forma ao pensamento, enquanto a vontade  dá a direção em forma de energia mental.  Pensamentos de amor terão coloração e vibração brilhantes/irradiantes; de ódio terão coloração opaca, sem brilho. Essas características positivas ou negativas, são o resultado da ação da mente sobre energias sutis que estão à nossa volta, criando formas correspondentes ao pensamento externado. Os pensamentos formam um envelope energético em nosso redor, causando sensações agradáveis ou desagradáveis, conforme seu teor. Mesmo quando direcionados aos outros, o primeiro a receber a carga energética é o próprio emissor. Se estivermos pensando/querendo o mal do nosso próximo, essa energia malsã já estará nos envolvendo: é como se tomássemos veneno e quiséssemos que o outro morresse... 

Quando um pensamento é passageiro, muitas vezes nem chega a criar nada, ou, se cria, a forma não se mantém, pois não é realimentada. Mas, se for persistente, revivido continuamente por imagens mentais, a forma criada se estabelece, ficando cada vez mais forte. Se for uma forma-pensamento positiva, sadia, elevada, ela se alimentará dos pensamentos e sentimentos positivos do seu criador, ao mesmo tempo em que o abastecerá de bons fluidos, agregados, por sintonia, de outras  formas-pensamento do mesmo teor, emitidos por outras mentes equilibradas. E vice-versa.

Muitos processos de obsessão começam assim, com formas-pensamento criadas e mantidas pela própria pessoa (ideias fixas); espíritos levianos, brincalhões e até perversos podem  se aproveitar dessas criações, manipulando-as para assustar, atormentar e drenar as energias daquela criatura.

Em todo esse estudo, esse avanço científico e tecnológico que vimos acima, o que mais fascina é a demonstração da incrível capacidade de mudança comportamental, de ajuda e favorecimento ao próximo e à nós mesmos, utilizando-nos da nossa própria vontade, autonomia de pensamento e a indispensável ação, que, no entanto, se nos afigura tão difícil de praticar.

Penso que, quando estivermos aptos a utilizar todo este nosso potencial criativo, renovador, então sim alcançaremos uma nova etapa na classificação dos mundos habitado.

_______________________________________

* Delma Crotti é delegada da CEPA, conselheira da CEPABrasil, participante do CPDoc e do Centro Espírita Beneficente Ângelo Prado – Santos-SP.

Nenhum comentário: