18 novembro 2010

ESPIRITISMO ARGENTINO CONQUISTA MAGNÍFICO ESPAÇO CULTURAL NO MUSEU ROCA DE BUENOS AIRES COM A PROGRAMAÇÃO "UM PASSEIO COM OS ESPÍRITOS".

.
O Museu Roca – Instituto de Investigações Históricas dependente da Secretaria de Cultura da Nação está desenvolvendo desde 1° de novembro a exposição “Um passeio com os espíritos”. .A mostra percorrerá a origem e desenvolvimento do espiritismo kardeciano na Argentina , sua relação com a geração do ´80, sua história e estado atual. Objetos históricos, documentos, livros e revistas estão sendo exibidos co base na investigação "O espiritismo na voz dos espiritistas".

 Exposição: 1º de novembro ao 5 de dezembro de 2010.
Se apresentarão os livros:
“Quando falam os espíritos: histórias do movimento kardeciano na Argentina” de Juan Gimeno, Juan Corbetta e Fabiana Savall. Este livro reflete o fruto da investigação O espiritismo na voz dos espiritistas, e proporciona ao leitor um percurso pela história do espiritismo kardeciano na Argentina , suas práticas e seu estado atual.
“Memórias de um homem medíocre” de Cosme Mariño. O programa Patrimônio e Crenças do Museu Roca realizou a transcrição das memórias inéditas de Cosme Mariño, quem fora junto a Paz, fundador e primeiro Diretor do Diário A Imprensa de Buenos Aires. Graças à Associação Espiritista Constância as mesmas serão apresentadas em formato de livro.

Além da exposição, várias conferências diárias serão realizadas no Museu até o dia 5 de dezembro, totalizando 56 apresentações.

A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ESPÍRITA DEBATIDA NO FÓRUM DE JOÃO PESSOA

.
IV FÓRUM DO LIVRE-PENSAR ESPÍRITA
Com o tema “A construção da identidade espírita: de Kardec aos dias atuais”, realizou-se em João Pessoa o  IV Fórum do Livre Pensar Espírita de 12 a 14 de novembro de 2010 no Auditório do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, contando com participantes de diversas regiões do país. Além da Paraíba, também tinham representantes do Ceará, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Augusto César Dias de Araújo, doutorando em Ciência da Religião pela Universidade de Juiz de Fora, MG, abordou o tema "Espiritismo: a questão da identidade espírita e a obra de Allan Kardec” na palestra de abertura, impressionando os presentes pela profundidade da sua explanação, além de aspectos da obra kardeciana até então pouco explorados.
Os painéis desenvolvidos durante os dias 13 e 14 foram ricos em debates e troca de idéias dignos de um encontro livre pensador e alteritário, com espaços para manifestações de todos os presentes, o que deixou satisfeitos os organizadores por terem atingido os objetivos a que se propunham.
O Fórum de João Pessoa deixou um marco histórico de interação e integração com a diversidade e com a universidade, lançando as bases para desbravamentos mais ousados em que se privilegie sempre a livre expressão do pensamento, o progresso das idéias e a evolução social.
.
FLAGRANTES DO IV FÒRUM
.