31 janeiro 2010

CEPA BRASIL NO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE

.
Sandra Regis, Delegada da CEPA, presentemente residindo na cidade de Salvador/BA, é a nova voz dos espíritas junto ao Conselho Nacional de Saúde.

Indicada pela Associação Brasileira de Delegados e Amigos da CEPA – CEPA Brasil -, Sandra foi eleita com 42 votos, no dia 25 de novembro do ano passado, como Conselheira Titular.
No último dia 10 de dezembro, Sandra Regis tomou posse, sucedendo, nesta gestão, o companheiro Luiz Antônio de Sá, de Anápolis/GO (antes representante da CEPA junto àquele órgão). Na solenidade de posse dos novos conselheiros foi prestada uma homenagem aos integrantes do Conselho anterior. Na impossibilidade da presença de Luiz Antônio, a Delegada da CEPA em Curitiba/PR, Maria Cristina Zaina, presente ao ato e que atuou como 2ª Suplente, foi alvo do reconhecimento do CNS pela destacada atuação da CEPA junto àquele órgão. A 1ª suplência, na gestão anterior, foi exercida por Marcelo Henrique Pereira (São José/SC).

A visão espírita nos temas da saúde
Segundo informou Sandra Regis, o novo Conselho, agora com a participação da CEPA Brasil em representação a um dos vários segmentos de usuários com assento naquele órgão, já realizou uma primeira reunião ordinária, nos dias 12, 13 e 14 de janeiro, em Brasília. Temas como “transplantes de órgãos e pesquisa com cobaias humanas” e discussões em torno do anteprojeto sobre o avanço da criação das Fundações Estatais de Saúde, bem como a implantação das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) fizeram parte da agenda. O CNS também se prepara para a IV Conferência Nacional de Saúde Mental, em junho deste ano.

A presença de um conselheiro representando uma instituição espírita junto ao CNS garante o trânsito e a discussão das ideias humanistas e espiritualistas contidas na doutrina espírita naquele organismo que cuida das políticas nacionais da saúde.