segunda-feira, 5 de outubro de 2015

HOMENAGEM A KARDEC NO MARANHÃO

Uma solene homenagem
a Allan Kardec
Conferência do ex-presidente da CEPA e atual presidente do Centro Cultural Espírita de Porto Alegre, Milton Medran Moreira, marcou homenagem solene a Allan Kardec, prestada pela Assembleia Legislativa do Estado brasileiro do Maranhão, em sessão solene, no último dia 1º de outubro.
A solenidade assinalou o Dia Estadual do Espiritismo, que, por força de lei estadual é comemorado, no Maranhão, pela passagem do aniversário de nascimento de Kardec, em 3 de outubro.
A sessão foi presidida pelo Deputado Adriano Sarney e se iniciou com uma homenagem feita por Herbert Morais, presidente do Instituto Estadual do Pensamento Espírita, à memória do maranhense Carlos Augusto Gomes, bisavô do Deputado Adriano Sarney, e doador do prédio onde funciona a Federação Espírita do Estado do Maranhão.
Na sequência, usou da palavra o presidente da Federação Espírita Estadual, Osmir da Silva Freire que registrou os agradecimentos da comunidade espírita do Maranhão pelo ato em homenagem ao “codificador do espiritismo”.
Seguiu-se a conferencia de Medran que, por cerca de uma hora, ocupou-se do tema “Os Desafios do Século XXI e o Espiritismo”, assinalando a plena identidade do pensamento espírita, estruturado no Século XIX, com os projetos e anseios que marcam o Século XXI, tais como: o combate ao racismo e ao fundamentalismo religioso, o acolhimento e a integração de migrantes e refugiados que fogem do terrorismo, a plena igualdade de direitos de pessoas de diferentes gêneros.
O ex-presidente da CEPA destacou que a base filosófica humanista e espiritualista conferida por Allan Kardec à filosofia espírita garante a plena identidade do espiritismo com os esforços humanos desenvolvidos nesta quadra da História em prol da fraternidade, do progresso e da paz em todo o Planeta.



Nenhum comentário: