quarta-feira, 24 de abril de 2013

PRESIDENTES DA CEPA E CEPABrasil PRESTIGIAM OS 77 ANOS DO CCEPA

EMOÇÃO E ALEGRIA MARCAM 
77 ANOS DO CCEPA


Abertura: Alcione, Medran e Dante
Uma singela, mas emotiva comemoração marcou a passagem dos 77 anos do Centro Cultural Espírita de Porto Alegre.
Fundada em 23 de abril de 1936, a antiga Sociedade Espírita Luz e Caridade, hoje Centro Cultural Espírita de Porto Alegre, recordou, na noite de 21/4/2013, um pouco de sua trajetória.

Com a presença do presidente da Confederação Espírita Pan-Americana – CEPA - , Dante López (Rafaela/AR), acompanhado de sua esposa Mónica e de Gustavo Molfino, 3º vice-presidente (Rafaela/AR), e de dirigentes, associados e amigos do CCEPA, uma sessão comemorativa marcou a efeméride. Presente também Alcione Moreno, presidenta da CEPABrasil – Associação de Delegados e Amigos da CEPA no Brasil, que compôs a mesa, juntamente com os presidentes do CCEPA e da CEPA.

A sessão foi aberta com a palavra do presidente da instituição, Milton Medran Moreira, que destacou o perfil livre-pensador assumido pelo CCEPA ao curso de uma trajetória marcada por uma histórica inquietação “sempre caracterizadora de homens e mulheres que por aqui passaram”.
Na sequência, Salomão Jacob Benchaya, diretor e ex-presidente do CCEPA, apresentou trabalho projetando na tela dados e imagens que sintetizam um pouco da história da tradicional Casa Espírita da Rua Botafogo, em Porto Alegre.

Seguiu-se a palavra coloquial e serena de Maurice Herbert Jones, o mais antigo colaborador do CCEPA, presidente por várias vezes da Casa e principal condutor das transformações ali ocorridas ao curso desses 77 anos. Jones traçou interessantes paralelos da história do CCEPA e suas ideias com outros movimentos progressistas da humanidade, onde a “desobediência” e a incessante busca de novos paradigmas e horizontes impulsionam as mudanças e o progresso.

Vários visitantes usaram da palavra para saudar a instituição aniversariante: Dante López, presidente da CEPA; Alcione Moreno, presidenta da CEPA Brasil; Mauro de Mesquita Spínola, 2º vice-presidente da CEPA; Homero Ward da Rosa, delegado da CEPA em Pelotas/RS; e José Dorneles Budó, delegado da CEPA em Santa Maria/RS.
Também participou da sessão comemorativa dos 77 anos do CCEPA a delegada da CEPA em São Paulo, Jacira Jacinto da Silva, ex-presidenta da CEPABrasil.

FLAGRANTES DO ENCONTRO


















Reunião de Planejamento da CEPA
Gustavo Molfino e Dante López
No dia seguinte, sábado (20), as dependências do Centro Cultural Espírita de Porto Alegre sediaram reunião administrativa da Confederação Espírita Pan-Americana, presidida por Dante López e com trabalhos coordenados por Gustavo Molfino.
Delegados da CEPA, colaboradores e dirigentes do CCEPA, em clima de animação e de confraternização, trabalharam durante todo o dia com projetos para os próximos anos da instituição.
Todos deverão estar reunidos novamente, no período de 30 de maio a 2 de junho, em Conde,  nas proximidades de João Pessoa, no III Encontro Nacional da CEPABrasil.

            

Nenhum comentário: