09 outubro 2012

CEPA BRASIL NO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE


10 DE OUTUBRO –
DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL

Este dia, que foi instituído em 1992 por Richard (Dick) Hunter, Secretario General da Federação Mundial de Saúde Mental, contará com atividades e palestras em todo o mundo, abordando o tema central Depressão: Uma Crise Mundial.
A Presidente da Federação Mundial de Saúde Mental, Deborah Wan, ao final de sua introdução no material de divulgação, faz um apelo para que todos incluam a Depressão na agenda de saúde de seu país. O link abaixo poderá ser acessado para mais informações e aprofundamento sobre a importância deste assunto.


Não por coincidência, amanhã, dia 10/10/2012, na 238ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde, em Brasília / DF, a CISM – Comissão Intersetorial de Saúde Mental deste Conselho, terá um ponto de pauta que abordará a Política Nacional de Saúde Mental.
Esta política, apoiada na lei 10.216/02, busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária. Isto é, que garante a livre circulação das pessoas com transtornos mentais pelos serviços, comunidade e cidade, e oferece cuidados com base nos recursos que a comunidade oferece. Este modelo conta com uma rede de serviços e equipamentos variados tais como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), os Centros de Convivência e Cultura e os leitos de atenção integral (em Hospitais Gerais, nos CAPS III). O Programa de Volta para Casa que oferece bolsas para egressos de longas internações em hospitais psiquiátricos, também faz parte desta Política.

Como coordenadora desta comissão, cargo assumido no início deste ano, estarei à frente deste ponto de pauta e convido a todos para assistirem em tempo real acessando o site www.conselho.saude.gov.br, conclamando-os, também, a refletirem e abordarem o assunto em seus grupos de estudo, casas espíritas, com o objetivo claro de formar opiniões e construir apoio a esta política nacional de saúde mental.

Dia 10/10 – das 11h às 13h
ITEM 08 – POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL
 Apresentação e Deliberação: Roberto Tykanori Kinoshita– Coordenador da Área Técnica de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas.
Sandra Regis – Coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde Mental – CISM
Maria Erminia Ciliberti – Coordenadora Adjunta da Comissão Intersetorial de Saúde Mental – CISM

Acesse o blog da CEPA Brasil, através do link abaixo, para conhecer a posição da CEPA Brasil sobre a Política de Saúde Mental.

Sandra Regis
Coordenadora do CISM