quarta-feira, 29 de setembro de 2010

IV FORUM DO LIVRE PENSAR ESPÍRITA EM JOÃO PESSOA-PB

.
João Pessoa sediará IV Fórum do Livre Pensar Espírita ASSEPE inicia preparativos para Fórum que terá como tema central: “A construção da identidade espírita – de Kardec aos dias atuais”. A Associação de Estudos e Pesquisas Espíritas de João Pessoa – PB, já realizou duas reuniões de planejamento do IV Fórum do Livre Pensar Espírita, confirmado para 12, 13 e 14 de novembro de 2010, que está incluído no calendário de eventos da CEPABrasil no corrente ano.
O evento nordestino reveste-se de significativa importância para a disseminação dos ideais cepeanos, reunindo os delegados da CEPA na região, incluindo companheiros de Recife e Fortaleza, além de buscar a integração com a diversidade de pensamento na discussão da identidade espírita.
O pluralismo já se manifestará na abertura, com a exposição de Augusto Araújo, agnóstico, mestre e doutorando em Ciências da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/MG), falando sobre "Espiritismo: a questão da identidade espírita e a obra de Allan Kardec”.

O tema central do evento será “A construção da identidade espírita: de Kardec aos dias atuais”, objetivando elencar os diversos caminhos seguidos pelo espiritismo, desde Kardec, sem a pretensão de definir, ao seu final, uma identidade definitiva, mas reconhecer a diversidade em que nos inserimos.As inscrições para o IV Fórum do Livre Pensar Espírita já podem ser realizadas através do endereço http://www.livrepensarespirita.com.br. O evento acontece de 12 a 14 de novembro de 2010, no Auditório do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e tem como investimento o valor de R$ 20 (inteira) ou R$ 10 (meia). As vagas são limitadas.


Com o tema “A construção da identidade espírita: de Kardec aos dias atuais”, a Associação de Estudos e Pesquisas Espíritas de João Pessoa (ASSEPE), com o apoio da CEPA Brasil, realiza três dias de eventos buscando não só debater assuntos relacionados ao espiritismo, mas unir o universo do Movimento Espírita com a Academia.
De acordo com o Diretor Presidente da Assepe, Matheus Laureano, na foto, o tema do evento foi escolhido por se achar que a identidade espírita está em constante construção. “As diferenças de perspectivas do Movimento Espírita suscitam debates intensos e, muitas vezes, com intuito proselitista de todas as partes. Pensamos esse tema, pois entendemos que há uma Doutrina Espírita sob diversas frentes de atuação na sociedade. Não somente na questão ser ou não religião, mas também no aspecto da atuação das instituições espíritas frente às demandas sociais. Portanto, esperamos debater e compreender a identidade espírita como uma construção”, comentou.

Onde obter mais informações? www.livrepensarespirita.com.br
Onde realizar inscrições? www.livrepensarespirita.com.br
Onde fazer o pagamento? Depósitos: Banco do Brasil – Agência 3502-5 – Conta Corrente: 27.993-5, em nome da Associação de Estudos e Pesquisas Espíritas de João Pessoa
Obs.: é necessário mandar cópia do comprovante de pagamento via e-mail para o endereço: forum2010@livrepensarespirita.com.br

Confira a Programação:
12 de novembro de 2010 - sexta-feira:
19h30min – Abertura: presidente da Assepe e presidente da CEPABrasil.
19h40min – Apresentação artística
20h00min ─ Conferência de Augusto César Dias de Araújo: "Espiritismo: a questão da identidade espírita e a obra de Allan Kardec”.

13    e novembro de 2010 – sábado
              09 às 12h  PAINEL 1: “O que é o Espiritismo?” - Coordenador: André Luiz Bezerra
09 às 09h30min - Enfoque do 1o Painelista: CIENTÍFICO: Há Método? Breno Henrique de Souza, de João Pessoa – PB
09h30min às 10h - Enfoque do 2o Painelista: FILOSÓFICO: O que há de novo?  Homero Ward da Rosa, de Pelotas – RS
10h às 10h30min - Enfoque do 3o Painelista: ÉTICO E MORAL: Haverá renovação social? Dr. Severino Celestino da Silva, de João Pessoa – PB.
10h40min às 12h - Debates
 14 às 17h  PAINEL 2: “Espiritismo em Movimento” - Coordenador: Néventon Vargas
14h às 14h30min - Enfoque do 1o Painelista: HISTÓRICO: Configurações assumidas no tempo e no espaço.  Rui Paulo Nazário, de Porto Alegre – RS.   
14h30min às 15h - Enfoque do 2o Painelista: INSTITUCIONAL: Objetivos, Formação e evolução.  Milton Rubens Medran Moreira, de Porto Alegre – RS.
15h às 15h30min - Enfoque do 3o Painelista: FUTURO: Perspectivas organizacionais alteritárias.  Raquel Maia, de João Pessoa – PB.
15h40min às 17h – Debates
 17h às 17h30min  Apresentação de livro por Matheus Laureano, seguida de sessão de autógrafos de Carlos Guimarães, do livro “Estados Diferenciados de Consciência e Mediunidade”.

14 de novembro de 2010 – domingo:
09h às 12h  PAINEL 3: Ideias sociais espíritas - Coordenador: Carlos Guimarães
09h às 09h30min - Enfoque do 1o Painelista: “Comunicação social e as novas mídias” Marcelo Henrique Pereira, de São José – SC.
09h30min às 10h - Enfoque do 2o Painelista: “Espiritismo, Política e Cidadania” Mirgon Kayser Júnior, de Porto Alegre – RS.
10h às 10h30min: Enfoque do 3o Painelista: “Espiritismo, Direitos Humanos e Alteridade” Júlio César Farias, de João Pessoa – PB.
10h40min às 11h40min - Debates
11h40min às 13h Conclusões e encerramento - Coordenadora: Alcione Moreno.
    Debatedores: Augusto César Dias de Araújo e Gustavo Leopoldo Rodrigues Daré.
    Relatores: Milton Medran, Homero Ward da Rosa e Andréia Varga

Nenhum comentário: