09 junho 2009

CONSELHO EXECUTIVO DA CEPA

***
Na última reunião, realizada em Buenos Aires, dia 23 de maio de 2009, o Conselho Executivo da CEPA examinou uma proposta do Sr.Jaci Regis para que seu trabalho “Modelo Conceitual Kardecista – Reescrevendo a Doutrina Espírita” seja tomado como base de um novo posicionamento doutrinário e que seja criada uma comissão especial com o fim de estudar seu trabalho e apresentá-lo no próximo Congresso a realizar-se na cidade de Santos, no ano de 2012.
Após profunda avaliação do trabalho intelectual do Sr. Regis, de longa e frutífera trajetória no Movimento Espírita, o Conselho Executivo, por unanimidade, decidiu pelo não acolhimento da proposta oferecida, atento às seguintes considerações:

1. Fiel à sua Historia Institucional, a CEPA, que tem como base de seu pensamento a Doutrina Espírita sistematizada por Allan Kardec, entende que esta se encontra em contínuo processo de atualização e seguirá acolhendo ideias, interpretações e pontos de vista devidamente fundamentados, desde que expostos e ampla e minuciosamente debatidos nos eventos que promove.
*
2. Dentro desta linha de ação, o XXI Congresso Espírita Pan-Americano, a realizar-se na cidade de Santos, no ano de 2012, cumprirá a tradição da CEPA de recebe e debater as mais diversas contribuições, sempre que sejam apresentadas por pessoas regularmente inscritas no evento e seus trabalhos sejam compatíveis com a temática oficial do Congresso, que será definida por este Conselho.
*
3. Apreciamos e valorizamos o esforço intelectual do autor e coincidimos em muitas de suas ideias, mas entendemos que a Atualização do Espiritismo se está dando através de una construção coletiva que se plasma nos Congressos e demais eventos que realizamos, além de outros muitos aportes. Nesse sentido, consideramos o “Modelo Conceitual” proposto como excelente trabalho individual de investigação e atualização da Doutrina Espírita, mas em nenhum de nós existe a convicção de que deva ser tomada como base para um Novo Posicionamento Doutrinário da CEPA.
*
4. Com estes fundamentos, o Conselho Executivo entende que seria improcedente, neste momento, constituir uma comissão especial para analisar a tese de um autor em particular, como o “Modelo Conceitual Kardecista” de Jaci Regis. Tampouco tem-se a intenção de adotar o modelo proposto como eixo central do XXI Congresso Espírita Pan-Americano, embora o mesmo possa perfeitamente ser avaliado dentro da Comissão Temática do Congresso, a fim de que sejam aproveitadas suas contribuições.
*
Apesar da resolução tomada de recusar a proposta, queremos fazer menção de que esta é uma questão Institucional e não pessoal e reiteramos a nosso querido Jaci a alta consideração que os integrantes deste Conselho mantêm por ele e o ICKS, por sua contribuição aos espíritas do Brasil e América, mantendo-se fiel a seus princípios de respeito ao livre pensamento, ao diálogo e ao progresso, no desejo de que o caminho que continuamos percorrendo juntos mantenha a senda de afeto e valoração que até hoje teve.

Conselho Executivo da CEPA

Nenhum comentário: