20 novembro 2008

ENCONTRO CPDoc/CEPAMIGOS EM BRAGANÇA PAULISTA

**
A reunião de encerramento de 2008 do CPDoc/CEPAmigos ocorreu nos dias 15 e 16 de novembro em Bragança Paulista/SP, na residência do casal Mauro e Jacira, ele presidente do CPDoc e ela, da CEPAmigos.
No sábado à tarde deu-se a reunião administrativa do CPDoc, e à noite, no Centro Espírita Casa do Pão, houve o lançamento do livro “Chico Xavier, um Herói Brasileiro no Universo da Edição Popular”, de Magali Oliveira Fernandes.
O evento contou com a participação não somente dos componentes do CPDoc, e também de espíritas da cidade. A autora pôde relatar, com muita propriedade, a pesquisa e o trabalho realizados para a elaboração de sua tese de doutorado, que resultou neste livro.
No domingo, o médico sanitarista Ademar Arthur Chioro dos Reis, 3º vice-presidente da CEPA, apresentou o trabalho “Algumas reflexões sobre a Saúde Mental” (tema escolhido pela Diretoria da CEPAmigos para o III Fórum Espírita do Livre Pensar, que acontecerá no mês de março na cidade de Guarulhos/SP, cuja comissão temática, será coordenada pelo autor).
Este trabalho objetivou proporcionar reflexões e debates sobre o modelo de tratamento psiquiátrico vigente e o novo modelo do SUS, já em implementação, o qual visa à reintegração dos pacientes na sociedade através dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e a conseqüente redução não somente do numero de pacientes internados em hospitais psiquiátricos, caminhando para a futura extinção dos manicômios.
Propõe o autor, com seu trabalho, que todos os cidadãos,
incluindo os espíritas , tenham uma participação profícua neste debate, contribuindo para mudar o paradigma adotado ao longo do tempo e implantar um novo conceito de tratamento da saúde mental com impacto sobre as relações entre a psiquiatria, os pacientes, seus tratamentos, a família e a sociedade.
Cynthya Michelin

Nenhum comentário: